quinta-feira, 7 de novembro de 2019


Caucaia é um dos cinco melhores municípios brasileiros em práticas de saúde bucal

Caucaia é o único município cearense e uma das cinco cidades brasileiras de população até 500 mil habitantes com melhores práticas de saúde bucal. O reconhecimento é do Conselho Federal de Odontologia (CFO), através do Prêmio Nacional de Saúde Bucal.
“A população não tem muito acesso a tratamentos bucais. A carência é absurda. E Caucaia vem desenvolvendo um trabalho incrível. O resultado está aí. Fomos reconhecidos”, diz o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gerardo Queiroz.
O prêmio é um estímulo para os municípios brasileiros implementarem políticas públicas no setor. Caucaia foi avaliada em quesitos como estrutura física e pessoal, além de desenvolvimento e execução de projetos. “Estamos enquadrados no processo de valorização da Odontologia. Este foi o reconhecimento deste prêmio. Nossa intenção agora é buscar o primeiro lugar”, afirma Queiroz.
Os trabalhos desenvolvidos pela SMS no atendimento odontológico estão sendo reconhecidos em congressos, fóruns e outros eventos voltados para a saúde. Em abril deste ano, Caucaia participou do 18º Congresso do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará e ficou em primeiro lugar na temática “Regulação do SUS.”
“Criamos um projeto de triagem com um fluxo regular que facilita o acesso da população ao serviço de Atenção Secundária em Odontologia. Estamos com mais celeridade no processo. Hoje estamos padronizados”, descreve Gerardo. Ele conta que o novo sistema oferece mais conforto para a população com a garantia de atendimento. “Diminuímos o absenteísmo, que é a falta do paciente à consulta. Por exemplo: tínhamos vagas que eram ofertadas e eram perdidas por causa de problemas na triagem dos pacientes. Com isso, outro paciente da fila assume a vaga”, prossegue o coordenador.
Para ele, o sucesso do trabalho desenvolvido deve-se à equipe técnica da SMS. “Nos esforçamos muito. É uma equipe nova e preparada. Cerca de 90% dos nossos dentistas são concursados. E isso ajuda, pois aumenta o vinculo do profissional com o município. Queremos que o sistema sempre melhore. Não é uma preocupação de hoje. É do futuro”, ressalta Queiroz.
Na opinião do titular da SMS, Moacir Soares, Caucaia está no caminho certo por estar sendo reconhecida pelos trabalhos que desenvolve. “Queremos que Caucaia seja reconhecida e já está sendo. Então estamos no caminho certo. Investimos no aperfeiçoamento e no aprimoramento. Com isso, temos resultados melhores, garantindo um atendimento de qualidade para a população caucaiense”, diz o secretário municipal.

Fontes:Prefeitura de Caucaia - ASCOM - Assessoria de comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  79 prefeituras no Ceará descumprem Lei de Responsabilidade e extrapolam orçamento com folha salarial Em meio à baixa arrecadação de impost...